• jucampitelli

Campo Harmônico Maior

Aqui no blog, já falamos sobre intervalos, semitom, escalas maiores, acordes maiores, ciclo das quintas e inversões dos acordes. Puxa, quanta coisa. Aprendemos quase toda gramática das tonalidades maiores, não é? Para encerrar essa parte da teoria musical, vamos falar sobre campo harmônico maior.

Campo harmônico é o grupo de acordes possíveis dentro de uma tonalidade. Neste post, falaremos sobre o campo harmônico maior. Portanto, aprenderemos quais são os acordes possíveis de serem encontrados quando usamos uma tonalidade maior.

Pense em uma escala maior. Pensou? Eu pensei em FáM. Quais são as notas? , sol, , sib, , , mi e . Não se esqueça dos acidentes. Agora, você sabe que a partir de cada uma dessas notas, eu posso montar uma tríade. Lembre-se: existem quatro tipos de tríades: maior, menor, aumentada e diminuta.

Em uma escala maior, temos:

  • tríades maiores: I, IV e V

  • tríades menores: ii, iii e vi

  • tríade diminuta: vii

Veja os possíveis acordes formados a partir das notas da escala de Fá maior:

Campo harmônico de FáM

Percebeu? Se usarmos somente as notas da escala escolhida, teremos as seguintes tríades:

I. Maior - II. Menor - III. Menor - IV. Maior - V. Maior - VI.Menor - VII. Diminuta.

Quando se trata de uma tonalidade maior, não importa qual seja, a qualidade dos acordes aparecerá sempre nessa ordem. Veja mais um exemplo:

Campo harmônico de Sol maior

E tem mais uma coisa. Acho que você percebeu. Um mesmo acorde pode aparecer em mais de uma tonalidade. Aqui você viu que o DóM e o Lám apareceram nos dois exemplos. Isso acontece bastante. Apesar de ser o mesmo acorde, ele ocupa posições diferentes dentro do campo harmônico de cada uma dessas tonalidades.

Tente praticar no seu instrumento os acordes que formam cada campo harmônico maior. E qualquer dúvida, me mande um comentário. Obrigada!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo